TIGRINHOS COMUNIDADE - EDUCANDO EDUCADORES SOCIAIS

TIGRINHOS COMUNIDADE -  EDUCANDO EDUCADORES SOCIAIS

NOSSA HISTÓRIA

TIGRINHOS COMUNIDADE é um projeto que surgiu a partir da experiência educativa com crianças de educação infantil desde 1990 na cidade de Campinas (SP). A iniciativa do projeto se efetivou por meio de um grupo de pessoas que vivenciam, há muito tempo, ações sociais que culminem em melhor qualidade de vida a aqueles que tiveram poucas oportunidades de crescimento social, educativo ou cultural. O ponto de partida de nossa trajetória foi a concretização de ações voltadas a Educadores e Monitores que atuam na Educação Infantil, em creches ou abrigos. Nosso objetivo é o de capacitar a prática pedagógica desses profissionais, partindo, sobretudo, da problematização trazida pelos educadores e da re-significação de suas ações junto às crianças, jovens e adolescentes das instituições em que atuam. O eixo articulador se concentra no Planejamento e Prática Pedagógica do Educador Social, o qual deverá permear todo o curso de formação, articulando os saberes docentes em relação ao campo teórico, às técnicas (workshops e vivências) e os recursos de ensino em Educação Não Formal.

Tigrinhos Communidade - non-governmental organizations

Tigrinhos Communidade - non-governmental organizations

The history and program: Educating Educators

The founders of TIGRINHOS COMMUNIDADE have worked for over twenty years with many different non-governmental organizations helping those in need in Campinas, São Paulo, Brazil. They believe the quality of education being offered to the community at large must improve; it is not enough to feed, shelter, and care for our kids and adolescents. Something needs to be done to change the cycle of poverty and unfulfilled dreams our kids live with.
TIGRINHOS COMMUNIDADE grew out of their belifs and experiences as educators. Its main goal is to improve the quality of education, cultural, and social experiences being offered to the children and adolescents who frequent private non-profit day care centers and community centers in Campinas, São Paulo, Brazil. Tigrinhos Communidade believes that the ideal way to make a difference in the community is to support, educate, and promote the social, intellectual and educational development of the professionals who work in the community. Most of the educators and monitors who work in the community centers and day care centers are poorly educated, badly paid and under appreciated. In fact, some of them attended the places in which they are now working. Most of these educators are dedicated and want to do a good job but can not because of the harsh realities they encounter.
In September of 2009, TIGRINHOS COMMUNIDADE started a program, "Educating Educators" in order to help monitors and educators of day care centers and community centers. This 32 hour course given over 4 months was designed to introduce and teach basic educational philosophies. Each course introduced a different theory of educational philosophy and was divided into classroom and workshop activities. Careful attention was given to insure that the students had ample time to practice what they were learning so that subsequently they could put into practice what they learned. After each session the students were also given material to read and study so that they could begin to develop their own professional library.Of the original 33 students 31 finished the course and received their certificates.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CONTADORES DE HISTÓRIA EM AÇÃO (20/03/10)

No nosso primeiro dia de curso “CONTADORES DE HISTÓRIAS EM AÇÃO” trabalhamos com o texto: CONTAR HISTORIAS PARA ENCANTAR E FAZER “ARTE”: DESAFIANDO O IMAGINÁRIO DO EDUCADOR
Aí vai um trechinho do texto que foi graciosamente tratado pela Profª JUJU com os educadores participantes.

Era uma vez um planejamento de uma professora
A arte de contar histórias requer, como você já deve ter percebido,
caro (a) leitor (a), a capacidade imaginativa, criadora e também poções mágicas
de inventividade. Por isso, nós como escritores deste texto resolvemos brincar um
pouquinho de “fada madrinha” e ... PIRLIM PIM PIM !!! Aí vai um trecho do diário
que pegamos de uma professora para provocar inspiração a vocês.

Era uma vez... Contar histórias, é realmente um momento de encantamento, de fantasia
e entrega. Contudo, para que esse momento seja perfeitamente mágico, é importante que o contador de histórias siga algumas orientações na hora de realizar seu planejamento.


Falando sobre o planejamento do educador para a contação de histórias, a Profª JUJU cantou uma música para que o contador já inicie sua história com as crianças em um clima muito agradável. Ela cantou esse jinglee para aquecer a hora do conto: “Para ouvir o som do mosquitinho, e as batidas do meu coraçãozinho, pego a chavinha, fecho a boquinha, humm, humm, humm, humm, humm, humm, humm, humm, humm”.
Propusemos então, que os educadores criassem seus próprios jingless de sensibilização da garotada que vai ouvir histórias. O grupo de educadores deu asas à imaginação e vejam só que jinglees interessantes foram elaborados. Os educadores da União Cristã Feminina, da Casa da Criança de Sousas e da Casa Maria de Nazaré capricharam na letra e música. Vejam só!




video

Nenhum comentário:

Postar um comentário